24 Sociedades Mesoamerica

Páginas: 12 (2873 palavras) Publicado: 30 de março de 2015

As sociedades da Mesoamérica

Por Mesoamérica — conceito criado na década de 1940 — entende-se a região onde se desenvolveram as primeiras sociedades complexas do continente americano. Ela engloba territórios da América Central e também do extremo sul da América do Norte. Para os estudiosos, porém, a importância da Mesoamérica está ligada mais aos aspectos histórico-culturais do que aosgeográficos. Como veremos neste capítulo, foi aí que viveram dois povos de cultura extremamente rica e complexa: os maias e os astecas.

1. Olmecas e teotihuacanos
Uma das primeiras sociedades de que se tem notícia na Mesoamérica foi a dos olmecas, surgida 3 000 anos atrás. Eles ocupavam as regiões que correspondem hoje ao México e à Costa Rica. Dotados de uma cultura bastante complexa, os olmecasdesenvolveram um sistema próprio de escrita, construíram as primeiras cidades do território e ergueram várias pirâmides. Por volta de 400 a.C., depois de sofrer sucessivas invasões de outros povos, a sociedade olmeca entrou num processo de desintegração.
Entre 700 a.C. e 600 de nossa era, floresceu também na região a sociedade teotihuacana, assim chamada porque se formou em torno da cidade deTeotihuacán, que significa cidade dos deuses. Os teotihuacanos tornaram-se conhecidos por construir pirâmides enormes, como a do Sol e a da Lua (com 65 metros e 43 metros de altura, respectivamente). Também se notabilizaram por erguer muitos templos dedicados a diversos deuses, como Quetzalcoatl (ou "serpente de plumas"), símbolo da fecundidade da terra.

2. Os maias
Em 700 a.C., aproximadamente, outraimportante sociedade surgiria na península de Iucatã, situada entre a América do Norte e a América Central: a dos maias. Durante o período de sua formação, essa sociedade herdou vários elementos das culturas dos povos que habitavam a região, como os olmecas. Por volta de 317 de nossa era, os maias já ocupavam extensas regiões do que conhecemos hoje como México, Honduras e Guatemala.
A sociedade maiadestacou-se, entre outros aspectos, por uma forma de organização política original: ela se desenvolveu em torno de centros urbanos autônomos, ligados por uma relativa unidade cultural, sem no entanto constituir um império centralizado. Com o tempo, os maias ergueriam numerosas cidades, como Palenque, Yaxchilán, Tikal, Copán, Piedras Negras, Uxmal, Labná, entre outras.
O período áureo dessa sociedadeocorreu entre 1000 e 1400. Nessa fase, o centro da península de Iucatã foi ocupado por outro povo, os toltecas, que aí fundou a cidade de Chichén ltzá. Essa ocupação acabou resultando na fusão das culturas maia e tolteca.
A partir de 1441, em decorrência de sucessivas guerras entre suas cidades, a sociedade maia começou a se desintegrar. A isso se somou uma série de flagelos naturais (furacões,pestes, estiagens) que culminou com uma epidemia de varicela, em 1511, causada pelo contato com os europeus.

Um governante de muitos poderes
Extremamente religiosos, os maias construíam suas cidades em volta de um núcleo formado por templos, pirâmides e palácios. Nas proximidades desse núcleo, ficavam as casas das pessoas mais ricas.
Cada cidade era gerida por um halac vinic, que governava em nomede um dos deuses da religião maia, constituindo uma teocracia. A sucessão ocorria numa mesma família, com o poder passando de pai para filho segundo o direito de primogenitura. O halac vinic concentrava todos os poderes — religioso, militar e civil. Era ele quem escolhia, entre os membros da aristocracia, os funcionários que o auxiliavam na administração da cidade. Esses homens de confiançacomandavam os soldados, presidiam o conselho local, aplicavam a justiça e controlavam o pagamento dos impostos. Além dessas atribuições, ainda cuidavam do cultivo dos campos nas épocas indicadas pelos sacerdotes.
Temidos e respeitados, os sacerdotes, por sua vez, desempenhavam funções particularmente importantes: presidiam os cultos e as cerimônias religiosas e dirigiam toda a vida intelectual da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paper Escola e Sociedade 24
  • A sociedade 24 horas
  • Resumo do texto
  • Saúde do Trabalhador na Sociedade 24 Horas
  • mesoamerica
  • mesoamerica
  • 24
  • 24

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!