239868002/81

880 palavras 4 páginas
SOBRE A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

A consciência fonológica é um tipo de conhecimento metalinguístico, os quais pertencem ao domínio do conhecimento de um sujeito sobre seus próprios processos e produtos cognitivos (Signorini, 1998). Permite fazer da língua um objeto de pensamento, possibilitando a reflexão sobre os sons da fala. Segundo Moojen e colaboradores “a consciência fonológica envolve o reconhecimento pelo indivíduo de que as palavras são formadas por diferentes sons que podem ser manipulados, abrangendo não só a capacidade de reflexão (constatar e comparar), mas também a de operação com fonemas, sílabas, rimas e aliterações (contar, segmentar, unir, adicionar, suprimir, substituir e transpor)”.
Níveis de consciência fonológica: Atualmente, os pesquisadores explicitam três níveis de consciência fonológica, conforme sugerem Goswami e Bryant (1990): nível das sílabas, nível das unidades intra-silábicas e nível dos fonemas.
Nível das sílabas: compreende a capacidade de dividir as palavras em sílabas, sendo o caminho mais óbvio de segmentação sonora, em que a maioria das crianças tem pouca dificuldade. Desde cedo, as crianças apresentam a habilidade de dividir uma palavra em suas sílabas oralmente.
Nível das unidades intra-silábicas: as palavras podem ser divididas em unidades que são maiores que um fonema individual, mas menores que uma sílaba, ou seja, as unidades intra-silábicas Onset e Rima.
Rima - são palavras que rimam (caminhão - blusão); saber - poder);
Onset - configuram aliterações (minhoca - menino); (prato - preto).
Nível dos fonemas (consciência fonêmica): o nível dos fonemas compreende a capacidade de dividir as palavras nas menores unidades de som que podem mudar o significado das mesmas. A consciência fonêmica é a habilidade de manipular conscientemente os segmentos. Ela emerge quando a criança se dá conta de que as palavras são constituídas de sons que podem ser modificados, apagados ou reposicionados (Haase, 1990, p.94).
Existem

Relacionados