23758031414

279 palavras 2 páginas
|

Por Felipe Araújo |
Na brinquedoteca possuem diversas coleções de jogos e brinquedos. Todas são organizadas para serem utilizadas de forma gratuita por qualquer pessoa. Muitas escolas têm esses espaços com jogos e brinquedos educacionais. Desta forma retém os alunos e podem ensiná-los de maneira pedagógica e divertida. Os objetivos de professores ao utilizarem as brinquedotecas como um local de ensino é de proporcionar a interação entre os alunos aprimorar a coordenação motora e ensinar de uma forma lúdica. Entre os inúmeros brinquedos e jogos utilizados pelas brinquedotecas, os mais procurados pelas crianças são: Xadrez, Damas, Ludo, Dominó, Jogo de dados, Banco Imobiliário, Futebol de Botão, Barbie, Bola, Ursinho de pelúcia, Carrinho de madeira ou metal, Cata-ventos, Palavra cruzada e peças de montar.
As características de uma brinquedoteca são geralmente as mesmas. Algumas são apenas um espaço com brinquedos e jogos, já outras são um verdadeiro espaço do “faz de conta”, com ambientes planejados para estimular a criatividade de crianças e adolescente.
Os principais objetivos dos educadores que organizam, planejam e mantém as brinquedotecas são: valorizar a infância com atividades lúdicas que criem laços e amizades, estimular a partilha dos brinquedos entre os usuários, estimular a coordenação motora.
Fora estes aspectos, as brinquedotecas ainda têm um papel importante para a sociedade. É uma forma ecológica para o reaproveitamento de materiais. As pessoas que não sabem o que fazer com brinquedos velhos, ao invés de jogá-los no lixo, podem doá-los a estas instituições. Dentro de uma brinquedoteca, crianças e adolescentes utilizam estas doações para atividades lúdicas, que acabam por ajudá-las a representar seu mundo interior através dos brinquedos.

Fontes:

Relacionados