236785601

585 palavras 3 páginas
Todos nós sabemos que é direito de toda criança, frequentar a escola, na qual seja aceita e tratada com respeito e carinho, podendo, assim, desenvolver-se de forma integral. A Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente, auxiliando pessoas com deficiência a realizar atividades significativas em seu cotidiano. Na escola, refere-se a toda modificação ou adaptação feita no ambiente, nos materiais e na forma de realizar as atividades, visando compensar as limitações motoras, cognitivas, sensoriais e perceptuais do aluno com deficiência, proporcionando condições de participação efetiva no contexto escolar.
A tecnologia assistiva ajuda favorecendo a participação do aluno com deficiência nas diversas atividades do cotidiano escolar, vinculadas aos objetivos educacionais comuns. São exemplos de tecnologia assistiva na escola os materiais escolares e pedagógicos acessíveis, a comunicação alternativa, os recursos de acessibilidade ao computador, os recursos para mobilidade, localização, a sinalização, o mobiliário que atenda às necessidades posturais.
O professor fará, junto com o aluno, a identificação das barreiras que ele enfrenta no contexto educacional comum e que o impedem ou o limitam de participar dos desafios de aprendizagem na escola. Identificando esses "problemas" e também identificando as "habilidades do aluno", o professor pesquisará e implementará recursos ou estratégias que o auxiliarão, promovendo ou ampliando suas possibilidades de participação e atuação nas atividades, nas relações, na comunicação e nos espaços da escola. A tecnologia assistiva encontra sentido quando segue com o aluno, no contexto escolar comum, apoiando a sua escolarização. Portanto, o trabalho na sala se destina a avaliar a melhor alternativa de tecnologia assistiva, produzir

Relacionados