23568439

1013 palavras 5 páginas
O filósofo Jean Jacques Rousseau (1712-1778) , natural de Genebra , na Suíça abandonou sua terra natal aos 16 anos , levou uma vida conturbada por perseguições religiosas.
Rousseau ocupa lugar de destaque na filosofia política – suas obras antecipam o ideário da revolução francesa , alem de produzir uma teoria da educação que não ficou restrita apenas aos século XVIII. Seu pensamento constitui um marco na pedagogia contemporânea para Rousseau o cidadão não escolhe representantes a quem delegar o poder, como defendiam Locke e a tradição liberal , porque para ele só o povo é soberano . Em outras palavras o governo submete o poder do povo mas seus oficiais ,e apenas executam leis que emanam do povo .
Rousseau centralizou os interesses pedagógicos no aluno e não mais no Professor mais que isso ressaltou a especificidade da criança , que não devia ser encarada como um adulto em miniatura. Segundo a teoria de Rousseau, a vontade geral não se confunde com a vontade da maioria como o senso comum poderia pensar porque as decisões não resultam da somatória das vontades individuais , mas expressam o interesse comum isto é o interesse de todos , como participantes da comunidade .
- Rousseau centralizou os interesses pedagógicos no aluno
_ A educação do homem para si mesmo não mais para deus viver é o que eu desejo ensinar- lhe , quando sair das minhas mãos ele não será magistrado , soldado ou sacerdote ele será , antes de tudo um homem .
Rousseau propõe a educação negativa preservar o coração do vicio e o espírito do erro (...) e começando por nada fazer teríeis feito um prodígio de educação .
Sua obra Emilio relata de forma romanceada a educação de um jovem acompanhado por um preceptor ideal e afastado da sociedade corruptora . O projeto de uma educação conforme a natureza entre tanto não significa retornar a vida selvagem ou primitiva e sim buscar a verdadeira natureza , que corresponde á vocação humana .
A relação que comumente se pode afirmar em

Relacionados