234590331 Simulink

411 palavras 2 páginas
Exercícios Simulink

Docente: João Erivando
Discente: Erick Baleeiro
Disciplina: Controle Analógico

Vitória da Conquista, 31/07/2013

Questão 1- Dada a equação diferencial abaixo [ver apostila], verifique a resposta do sistema, aplicando entrada em degrau, rampa, parábola e impulso (resolva também analiticamente). Utilize o diagrama de blocos de uma função de transferência e o diagrama de simulação da representação de espaço de estados.

Resolvendo:



Representação em Espaço de Estado:

 
 
Função de Transferência:

Resposta do Sistema para entrada (Degrau):

Resposta do Sistema para entrada (Rampa):

Resposta do Sistema para entrada (Impulso):

Resposta do Sistema para entrada (Parábola):

A resposta do sistema ao sinal de entrada, utilizando tanto a função de transferência quanto à da representação de espaço de estados, foi igual.

Questão 2 - Dado o sistema abaixo, simule-o no Simulink conforme a figura abaixo. Note que a função Simeout exibirá, no Matlab, os parâmetros deste sistema. Monte analiticamente a função de transferência para esta representação em espaço de estado, e compare os resultados.
 

Função de Transferência:

Resposta do Sistema para entrada (Degrau):

1- Usando a função de transferência 2- Usando a representação em espaço de estado

Com análise nos gráficos obtidos a partir da resposta do sistema para entrada em degrau, utilizando a função de transferência e utilizando a representação de espaço de estados, vê-se que são iguais. Portanto pode-se utilizar qualquer uma das duas formas de representação do sistema, que se obtém o mesmo resultado.

Questão 3 - Use o Simulink através do bloco

Relacionados