23456789090909

295 palavras 2 páginas
xgrdgrhtyjjjj(C6H10O5)n: é um dos principais constituintes das paredes celulares das plantas (cerca de 33% do peso da planta), em combinação com a lignina, comhemicelulose e pectina e não é digerível pelo home, constituindo uma fibra dietética. Alguns animais, particularmente os ruminantes, podem digerir celulose com a ajuda de microorganismos simbióticos.
Além damadeira, que possui diferentes proporções de celulose dependendo do tipo de tratamento, a industria têxtil usa fibras vegetais naturais, como algodão, a juta, o cânhamo, o rami e o linho, que tambémpossuem grande proporção desse polissacarídeo.
A polpa de celulose é obtida industrialmente a partir da madeira de árvores como o pinho, o eucalipto ou o abeto, e em menor proporção de plantasherbáceas com grande quantidade de celulose no talo, como cana-de-açúcar, diversas gramíneas e juncos, e é usada pelas indústrias de papel e papelão ou pelas industrias químicas, que convertem essa polpa (oualgodão) em celulóide (antigamente usado para filmes cinematográficos) explosivos, celofane, acetato de celulose, carboximetilcelulose (lubrificantes e emulsificantes) e outros.
A celulose podeainda ser usada para obter o etanol celulósico.

Sacarose - C12H22O11: também conhecido como açúcar de mesa, é um tipo de glicídio formado por uma molécula de glicose e uma frutose produzida pela plantaao realizar o processo de fotossíntese. É encontrado principalmente na cana-de-açúcar, frutas e na beterraba. É o açúcar comum, comercial, muito utilizado no mundo todo.
Nome IUPAC:2-[3,4-dihidroxi-2,5-bis(hidrocimetil)tetrahidrofuran-2-il]oxi-6-(hidroximetil)oxano-3,4,5-triol.
Outros nomes: α-D-Glucopiranosideo, β-D-fructofuranosil, açúcar de mesa

Lactose - C12H22O11: é o açúcar presenteno leite e seus derivados. A lactose é formada por dois carboidratos menores, chamados monossacarídeos, a glicose e a galactose, sendo, portanto, um dissacarídeo.
O leite humano contém de 6 a 8%... [continua]

Relacionados