234365365845

439 palavras 2 páginas
UNIVERSO

DAISY CRISTINE DOS SANTOS CARDOSO
Matricula 300019159

O CASO DOS IRMÃOS NAVES

O CASO DOS IRMÃOS NAVES

Professor Rosely

BELO HORIZONTE – MG
2014
Os irmãos naves, moradores da cidade de Araguari, em Minas Gerais, foram vítimas na primeira metade do século 20 de um famoso caso de erro judicial, que só veio a ser demonstrado cerca de duas décadas depois da prisão dos dois. Submetidos a tortura por um tenente que se torna delegado, eles confessaram um latrocínio que não cometeram e foram condenados a 25 anos e meio de reclusão, mesmo sem que a polícia tivesse encontrado o suposto corpo, nem o suposto dinheiro roubado. O inquérito e o julgamento ocorreram entre 1937 e 1939.Durante meses, eles foram torturados e acabaram confessando um crime que não cometeram. Ambos foram condenados pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais e cumpriram pena de oito anos. Até que, em 1952, Caetano reapareceu vivo.

De fato o filme mostra a justiça brasileira como ela realmente é e ate hoje em dia percebemos a falta de respeito à integridade a pessoa humana a pesar de ser diferente a época isso ainda existe. Mas sabemos que erros grosseiros ainda existem atualmente no Brasil, talvez em proporção menos divulgada. Acredito que os descendentes dos Irmãos Naves nem ao menos são lembrados e reconhecidos em Araguari. É simplesmente, lastimável e bizzaro.

O caso é o maior erro do Judiciário do país, mas para haver latrocínio, é necessária a presença de um corpo. No caso em questão, a polícia não encontrou o corpo. Sem isso não há crime. Não imagino um processo como esse nos dias de hoje.
Acredito que os irmãos Naves eram simples, gente da roça; este dado deve ter sido causador de maior sofrimento, pois não entendiam o que estava acontecendo.
Levando algumas considerações podemos destacar alguns pontos que pioraram a situação dos irmãos Naves: Na época não havia garantias legais. Corrompia a ordem democrática, extinto o Legislativo, o Poder Executivo

Relacionados