23350 ROTEIRO PARA PESQUISA

2647 palavras 11 páginas
Perguntas de um projeto de pesquisa (síntese)
Um projeto de pesquisa deve, fundamentalmente, responder as seguintes perguntas:
- O que pesquisar? (Escolha do assunto, delimitação do tema, elaboração e delimitação do problema, elaboração de hipóteses, construção da base teórica e conceitual); - Por que pesquisar? (Justificativa da escolha do problema); - Para que pesquisar? (Propósitos do estudo, seus objetivos); - Como pesquisar? (Metodologia);
- Quando pesquisar? (Cronograma de execução);
- Com que recursos? (Orçamento);
- Pesquisado por quem? (Equipe de trabalho, pesquisadores, coordenadores, orientadores).

ROTEIRO PARA PESQUISA
O que fazer?
1 ESCOLHA DO TEMA
Assunto significativo e adequado ao interesse, ao nível de formação e às condições do pesquisador. Deve ser relevante para a área. O tema é uma ideia geral.
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Selecionar um tópico para ser estudado e analisado em profundidade, tornando o assunto viável de ser pesquisado.
Evitar temas amplos que resultem em trabalhos superficiais. A delimitação é uma especificação do tema.

3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA: questão ou dúvida a ser esclarecida. Elaborar em forma de pergunta que contemple a profundidade do tema a ser pesquisado. Essa pergunta deverá servir como norteadora das atividades de investigação no decorrer da pesquisa. O problema deve ser elaborado de forma que possa ser respondido durante todo o processo de pesquisa. 4 HIPÓTESES OU QUESTÕES CENTRAIS: será mais fácil estabelecer a hipótese após termos o problema de pesquisa bem claro. A hipótese serve para o pesquisador vislumbrar prováveis respostas ao problema proposto. A hipótese envolve uma possível verdade. Um resultado provável, ainda não provado.
É uma verdade pré-estabelecida, intuída, com o apoio de uma teoria. As investigações poderão comprovar ou não a hipótese. Por que fazer?
5 JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA
Mostrar a relevância teórico-prática do assunto escolhido e sua importância em face de outros temas.
Para escrever a

Relacionados