233457864576

321 palavras 2 páginas
1. Período Sensório Motor
Estágios do Desenvolvimento Genético-
Cognitivo:
• Sensório Motor: do nascimento aos 2 anos, aproximadamente, etapa básica manipulativa.
A ausência da função semiótica é a principal característica deste período. A inteligência trabalha através das percepções (simbólico) e das ações (motor) através dos deslocamentos do próprio corpo.
É uma inteligência eminentemente prática. Sua linguagem vai da ecolalia (repetição de sílabas) à palavra-frase (água para dizer q quer beber água)
Estágios do Desenvolvimento Genético-Cognitivo:
2. Pré-operatório ou Simbólico ou
Indutivo : 2 aos 7 anos, aproximadamente. Estágios do Desenvolvimento Genético-
Cognitivo:
2. Pré-operatório ou Simbólico ou Indutivo : 2 aos 7 anos, aproximadamente. Etapa intuitiva e de aprendizagem instrumental básica. Neste período surge a função semiótica que permite o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização, etc.
Cria imagens mentais na ausência do objeto ou da ação, é o período da fantasia, do faz de conta, com a capacidade de formar imagens mentais na ausência do objeto ou da ação.
Indivíduo “dá a alma” (animismo) aos objetos.
A linguagem está em nível de monólogo coletivo, todos falam ao mesmo tempo. Estágios do Desenvolvimento Genético-
Cognitivo
3. Período Operatório Concreto: 7 aos 11 aos, aproximadamente.
Indivíduo consolida a construção das operações subjacentes às quais se encontram as possibilidades intelectuais do período. Tais operações são o resultado de ações mentais interiorizadas e reversíveis.
Reversibilidade: quando a operação deixa de ter um sentido unidirecional. Seria a capacidade de voltar, de retornar ao ponto de partida. Conservação: uma invariante que permite a formação de novas estruturas. Estágios do Desenvolvimento Genético-
Cognitivo
4. Período Operatorio Lógico Formal ou Abstrato: dos 12 aos 16 anos em diante, em que acaba a construção de estruturas intelectuais própria do

Relacionados