23245678542

345 palavras 2 páginas
QUESTÕES PROPOSTAS

1-Por que, segundo Durkheim, a educação pode ser considerada um fato social?

O fato social, ou seja, as formas de agir e de pensar passageiras ou duradoras, podem influenciar as condutas individuais de forma coercitiva impondo-se aos indivíduos sem que esses percebam a origem coletiva dessas concepções práticas ou costumes. Segundo Durkheim, para entendermos a educação como um fato social basta observarmos o comportamento das crianças que não é espontâneo, e sim ensinado pelo grupo a sua volta, que impõe valores, sentimentos e costumes, como hábitos de higiene, alimentação vestuário etc.

2- Explique como Durkheim diferencia “educação” e “pedagogia”.

A educação é um processo de reprodução de uma certa sociedade, por meio da socialização das novas gerações não substituindo a prática educativa; porém guiando, esclarecendo, auxiliando, remediando as lacunas que venham existir; e pode ocorrer mesmo que as gerações adultas não tenham parado para refletir sobre as características da formação que pretende destinar aos mais jovens.
Quanto à pedagogia, È definida como uma orientação consciente da ação educativa sistemática que visa formar as novas gerações.

3- Em sua opinião, quais problemas podem surgir quando o individuo é educado apenas para se adaptar a uma função que irá desempenhar na divisão do trabalho social?

O principal problema nas sociedades modernas se deva ao fato de que, na prática, uma divisão de trabalho social mais sofisticada não produz a solidariedade social para solidificar os vínculos entre seus membros. Esta divisão diminui a importância de cada individuo no todo social, reduzindo-o ao papel de máquina ; o individuo não percebe para que serve o seu trabalho e se submete a uma rotina sem compreendê-la.Havendo assim uma desagregação e a anomia.

Bibliografia:
Apostila sociologia da educação - do positivismo aos estudos culturais de Nelson Piletti e Walter Praxedes.

Relacionados