231098

3879 palavras 16 páginas
V-AS FLORES SOBRE AS CORRENTES

1- Em que sentido o autor afirma que “Marx estava convencido de que a religião não tinha culpa alguma pelas desgraças sociais?”

2-O que Marx queria dizer com a frase: “É o homem que faz a religião; a religião não faz o homem”.

3-Explique com suas palavras por que “o trabalho é marcado pela alienação”

4-Explique a afirmação: “No capitalismo o operário se transforma em mercadoria”

5-Diga com suas palavras o significado da afirmação: “A religião é o ópio do povo”

V - AS FLORES SOBRE AS CORRENTES

"O sofrimento religioso e, ao mesmo tempo, expressão de um sofrimento real e um protesto contra um sofrimento real. Suspiro da criatura oprimida, coração de um mundo sem coração, espírito de uma situação sem espírito: a religião e o ópio do povo,"
K. Marx

Entramos num outro mundo. Durkheim contemplou as ténues cores do mundo sacral que desaparecia, como nuvens de crepúsculo que passam de rosa ao negro, sob as mudanças rápidas da luz que mergulha. Fascinado, empreen¬deu a busca das origens, do tempo perdido.. E lá se foi atrás da religião mais simples e primitiva que se conhecia, sob a esperança de que o mundo sacral-totêmico dos abo-rígenes australianos nos oferecesse visões de um paraíso — uma ordem social construída em torno de valores espirituais e morais. Penetra no passado a fim de compreender o pre¬sente. Compreender com esperança..
Marx não habita o crepúsculo. Vive já em plena noite. Anda em meio aos escombros. Analisa a dissolução. Elabo¬ra a ciência do capital e faz o diagnóstico do seu fim. Nada tem a pregar, nem oferece conselhos. Não procura paraísos perdidos porque não acredita neles. Mas dirige seu olhar para os horizontes futuros e espera a vinda de uma cidade santa, sociedade sem oprimidos e opressores, de liberdade, de transfiguração erótica do corpo..
Mas o solo em que pisa desconhece o mundo sacral, de normas morais e valores espirituais. Ele é secularizado do princípio ao fim e somente conhece a

Relacionados

  • Produtos BD
    6335 palavras | 26 páginas