2304586515

1573 palavras 7 páginas



Resumo

Aula-tema 01: Educação e Transformação.

Nesta aula-tema, vamos refletir sobre o contexto educacional, suas possibilidades e limitações; sobre as condições de trabalho dos professores e sobre como ensinar para que o aluno continue aprendendo ao longo da vida. Nosso estudo será fundamentado na leitura da introdução, no Capítulo I (p. 9-39) do livro
Transgressão e mudança na educação1, de Fernando Hernández, e nas Web aulas e atividades propostas para esta aula-tema.

No primeiro Capítulo de seu livro, Hernández enfatiza que a formação acadêmica em um mundo marcado por constantes transformações, como o atual, exige que a educação passe por uma transformação cultural, isto é, que a escola reveja conceitos e práticas, de forma que responda às demandas sociais e culturais contemporâneas. Em uma palavra, a escola precisa transformar-se, ou, mais especificamente: transgredir (aprenda mais sobre o tema “transgressão na educação” nas Web Aulas e nas atividades propostas para esta aula-tema).

Hernández apresenta um conjunto de questões que são tratadas ao longo de seu livro e observadas em situações reais de ensino-aprendizagem vividas pelo próprio autor. Essas questões nascem da constatação de que o modelo tradicional de ensino apresenta uma série de limitações diante da necessidade de formar um aluno habilitado para enfrentar a realidade multiforme com a qual se depara nos dias de hoje.

Parte das limitações da escola nesse sentido deve-se, segundo Hernández, ao fato de as disciplinas escolares serem planejadas e ensinadas como se fossem entidades isoladas, sem relação com conhecimentos já adquiridos pelo aluno; pela falta de conexão entre essas disciplinas e, ainda, pela falta de relação clara entre o saber escolar e a realidade do aluno.
Opondo-se a essa noção, Hernández propõe um sistema educacional dinâmico, com base na proposta de projetos multidisciplinares de pesquisa, que

1

Hernández, Fernando. Transgressão e

Relacionados