230094830108

5030 palavras 21 páginas
O Jus Navigandi mudou de endereço: jus.com.br[->0]Agora mais curto e mais fácil!Fechar este aviso
R7.com[->1]
· Notícias[->2]
Entretenimento
Esportes
Vídeos
Rede Record
E-mail

[->3][->4]
Entrar usando o Facebook[->5] ou
Cadastre-se[->6] | Entrar[->7]
RevistaDoutrina + PeçasHYPERLINK "http://jus.com.br/forum/"FórumHYPERLINK "http://jus.com.br/blogs/"BlogsHYPERLINK "http://jus.com.br/especialistas"EspecialistasHYPERLINK "http://jus.com.br/livraria"Livraria[->8]
Top of Form 1
Bottom of Form 1
Blog da EquipeHYPERLINK "http://twitter.com/jusnavigandi"Siga-nos no Twitter[->9]
Publicidade[->10]
Revista[->11]
Artigo
Função social da empresa
Felipe Alberto Verza Ferreira[->12]
Elaborado em 06/2004.
Página 1 de 4»[->13] aHYPERLINK \l ""A[->14]
O trabalho busca demonstrar a existência do princípio da função social da empresa, fazendo sua conceituação e demonstrando sua importância para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, de acordo com os preceitos da Constituição de 1988.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a existência do princípio da função social da empresa, fazendo sua conceituação e demonstrando sua importância para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, de acordo com os preceitos da Constituição Federal de 1988.
Para tanto, inicialmente discorreremos acerca da evolução do direito empresarial brasileiro, fazendo relato histórico do surgimento do direito comercial no Brasil, desde a vinda de D. João VI ao país, até a promulgação do Código Comercial de 1850. Explicaremos, rapidamente, a Teoria dos Atos de Comércio, incorporada pelo código de 1850, e em seguida trataremos da Teoria da Empresa, observada pelo Direito Empresarial vigente.
No segundo capítulo, analisaremos as mudanças no Direito Civil Brasileiro, fazendo uma análise do Código Civil de 1916 e seu caráter excessivamente patrimonial. Passaremos, então, para as mudanças impostas pela Constituição

Relacionados