2283 Bonus queimaduras pdf

688 palavras 3 páginas
Olá, guerreiros!
Vamos ver mais 2 itens sobre queimaduras:
1- Regra dos 9 pediátrica: repare que a cabeça da criança é proporcionalmente maior em relação ao corpo do que a do adulto, por isso, vale 18%.
2- Breve introdução sobre queimaduras elétricas; não acredito que seja cobrado em prova, mas é bom vocês saberem como é uma lesão desse tipo.

Regra dos 9 adulto

Regra dos 9 pediátrica

Queimaduras elétricas
A lesão por eletricidade contribui com um pequeno percentual das admissões em unidades de queimados a cada ano, embora seja um dos piores tipos de lesões por queimadura que podem ser sofridos.
São lesões graves que os socorristas podem facilmente subestimar. Em muitos casos, a extensão da lesão tecidual aparente não reflete com exatidão a magnitude da lesão. A destruição tecidual e a necrose são muito extensas em comparação com o trauma aparente, porque grande parte da destruição ocorre internamente, à medida que a eletricidade é conduzida através do paciente. O paciente tem queimaduras externas nos pontos de contato com a fonte elétrica, bem como nos pontos de contato com o solo.
Quando a eletricidade passa através do corpo do paciente, as camadas teciduais profundas são destruídas, apesar das lesões aparentemente pequenas na superfície.
Uma lesão elétrica é resultado de uma corrente de eletricidade que viaja pelo corpo e sai para o chão. Assim, existe uma lesão de entrada e uma lesão de saída. Uma lesão em arco é o resultado da viagem da eletricidade no exterior do corpo ou ao fazer um arco a seu redor. Com frequência, as roupas pegam fogo por causa da alta energia e o paciente também acaba tendo uma lesão por chama.

Em geral, a lesão cutânea de fontes elétricas é pequena em comparação com a lesão sob a superfície da pele. A eletricidade viaja através das áreas de menor resistência e destrói tudo em seu trajeto, sendo nervos e vasos sanguíneos em primeiro lugar. Quanto mais forte for a corrente e mais longa for a duração do contato, mais grave será a lesão.

Relacionados

  • Skoog
    549601 palavras | 2199 páginas
  • Química analítica
    517533 palavras | 2071 páginas
  • Curso de Direito Processual do Trabalho 2015 Carlos Henrique Bezerra Leite
    716311 palavras | 2866 páginas