228181811

1069 palavras 5 páginas
TEORIA DAS COLISÕES: Uma reação química ocorre através das colisões entre as substâncias reagentes. Mas essa colisão não pode ser um simples contato entre as moléculas. Para garantir a ocorrência da reação, temos que ter a colisão eficaz ou efetiva, entre os reagentes.

ENERGIA DE ATIVAÇÃO: Energia de Ativação é a menor quantidade de energia necessária que deve ser fornecida aos reagentes para a formação do complexo ativado e, conseqüentemente, para a ocorrência da reação.

VELOCIDADE X ENERGIA DE ATIVAÇÃO
As reações que possuem uma energia de ativação menor ocorrem mais rapidamente. Quanto maior a energia de ativação, mais lenta é a reação.

CATALISADOR: É toda substância que aumenta a velocidade de uma reação química. Não é consumido e nem sofre alteração na sua estrutura, no final da reação.

OBS1: O catalisador não altera o H da reação.
OBS2: A energia de ativação (Ea) é sempre igual à diferença entre a energia dos reagentes e a do complexo ativado. CATÁLISE HETEROGÊNEA:
Catálise Heterogênea é aquela em que o catalisador e os reagentes estão em fases diferentes, formando um sistema heterogêneo. Pt Ex: C2H4(g) + H2(g)  C2H6(g) CATÁLISE HOMOGÊNEA:
Catálise Homogênea é aquela em que o catalisador e os reagentes estão numa mesma fase, formando um sistema homogêneo.
Ex: NO2(g) SO2(g) + 1/2O2(g)  SO3(g)
 Promotor de reação ou ativador de catalisador: é uma substância que ativa o catalisador, mais isoladamente não tem ação catalítica na reação.
 Veneno de catalisador: é uma substância que diminui e até destrói a ação do catalisador, sem tomar parte na reação.
 Inibidor ou Catalisador negativo: é uma substância que diminui a velocidade de uma reação, sendo, ao contrário do catalisador, consumido pela reação. Os inibidores são muito utilizados na conservação de alimentos, bebidas e outros produtos perecíveis.

Relacionados