227606114/06

3400 palavras 14 páginas
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo desenvolver o pensamento crítico e proporcionar conhecimentos nas disciplinas de Ética e Responsabilidade Social, Gestão de Projetos, Pesquisa em Negócios e Negócios Internacionais.

Além disso, foi utilizado um estudo de caso da empresa Foxconn com o objetivo de potencializar a visão holística sobre uma organização nos fatores referentes aos aspectos positivos e negativos da empresa.

2. DESENVOLVIMENTO

A Foxconn, maior fabricante mundial de componentes para computadores que abastece empresas como Apple, Sony, Cisco ou Nokia, está presente desde 2003 no Brasil, onde tem cinco fábricas. Apesar de desconhecer o local da nova fábrica, deve ser um lugar com banda larga, energia, portos e boas estradas para a importação de insumos e a exportação de produtos manufaturados, preveem ainda que a 'cidade inteligente' vão gerar novos negócios em áreas como a energia fotovoltaica.

Os engenheiros contratados no Brasil passariam um ano na China para treinamento nas fábricas da empresa no gigante asiático. As fábricas da Foxconn na China foram cenário ano passado de grandes protestos sociais, após a morte, supostamente por suicídio, de 13 pessoas. Após o movimento, a empresa aceitou conceder um aumento salarial de quase 70% em suas fábricas na China. Maior exportador da China, com faturamento de 100 bilhões de dólares ano passado, o grupo taiwanês tem um milhão de empregados, metade deles em Shenzhen (sul), na fronteira com Hong Kong. Em março, a Foxconn anunciou o projeto de transformar as fábricas de Shenzhen em centros de desenvolvimento, reposicionando 200.000 funcionários no interior do país, onde os salários são menores.

Em vista das declarações do presidente da Foxconn, foi dada como certa a produção de componentes e produtos da Apple no Brasil. A informação não procede, uma vez que nada foi confirmado pelas companhias até o momento. A Foxconn Technology Group, que produz o iphone e o ipad para a Apple, afirmou

Relacionados