22703134886

1318 palavras 6 páginas
Atividades Práticas Supervisionada

São Paulo
2014
Atividades Práticas Supervisionadas

Corpo, Escola e Sociedade

Johnny Humberto da Silva RA: C26GJJ-4

Relatório de Atividade Prática Supervisionada (APS) para avaliação no 1º semestre letivo do curso de Educação Física apresentado à Universidade
Paulista - UNIP
São Paulo
2014
Introdução:

A escola tem enfrentado muitas dificuldades ao se deparar com o poder da mídia que, através da fantasia e do domínio técnico, atinge e manipula as consciências, Inculcando comportamentos estereotipados. Esse processo ideológico tem Dificultado em muito a formação de sujeitos que compreendam criticamente a Realidade social.
No que tange à Educação Física, nota-se grande influência da mídia na determinação dos valores idealizados atribuídos ao corpo na atualidade. De acordo com Taborda (2000, p. 19), a Indústria Cultural tem influenciado de forma intensa e Orientado muitas práticas escolares na Educação Física, dificultando o Desenvolvimento de um trabalho pedagógico que se pretenda crítico e que resista às Imposições autoritárias da cultura instrumentalizada.
O corpo nos permite discutir muitas questões presentes hoje, na nossa sociedade, como sexualidade, gênero, consumo, mídia, beleza, obesidade, saúde, estética, entre outras e que não estão presentes quando esse tema é abordado com os/as alunos/as em sala de aula. Esse questionamento também nos possibilita pensarmos o corpo como resultado de uma interação entre o biológico e o cultural.
O corpo como vem sendo apresentado para os/as alunos/as em sala de aula, é um corpo atemporal, a histórico, sem rosto, pés, mãos, sexo, fragmentado em órgãos, funcionalista, deslocado do ambiente. Um corpo universal, um corpo que tem um padrão que se repete independente de classe, raça, etnia, credo, língua, geração. Ao trabalharmos desta forma, excluímos outras abordagens com relação ao corpo que são tão importantes

Relacionados