22554784

18306 palavras 74 páginas
TEXTOS DE APOIO

[pic]

Prof. RUY ROBERTO RAMOS
Vila Velha – ES

TEXTO 1

Administrar é decidir

Alexandre Farias Albuquerque e Edmundo Escrivão Filho

Numa sociedade organizacional e empresarial a figura do administrador ganha muita importância, pois a geração de riqueza e bem-estar das pessoas depende em grande parte de sua atuação.

Administrador é uma denominação geral para todo aquele (gerente, executivo, diretor etc) que é responsável em coordenar o esforço grupal e realizar o objetivo predeterminado pela organização. Várias abordagens procuram explicar qual deve ser o trabalho do administrador, mas todas elas apresentam apenas uma visão parcial do tema estudado.

Uma dessas abordagens é descrita por Herbert A. Simon no livro “comportamento administrativo”, onde o autor mostra que é possível coordenar o esforço grupal a partir do entendimento do processo decisório.

Para Simon, a organização é um complexo sistema (unidades interdependentes e inter-relacionadas que formam um conjunto) de decisões e cabe ao administrador distribuir as funções decisórias com o propósito de influenciar o comportamento das pessoas que realizam “o trabalho físico” (nível operacional) na organização, de forma a conseguir a integração do comportamento de seus integrantes.

A teoria decisória da gerência proposta por Simon, em 1945, no livro Comportamento Administrativo, é reconhecida pelos estudiosos da teoria administrativa como pertencente à abordagem comportamental (ou behaviorista) da administração, que estuda o comportamento do indivíduo e suas relações dentro das organizações. No entanto, reflete uma forma modificada de comportamentalismo, pois procura demonstrar como as escolhas individuais na organização podem ser influenciadas (BURREL E MORGAN apud ESCRIVÃO FILHO, 1995), pela determinação de algumas premissas decisórias (critérios em que se baseiam as decisões). Simon, dessa maneira, não se enquadra no behaviorismo

Relacionados