225165739

1127 palavras 5 páginas
-MGN – II – Master em Gestão de Negócios.

Disciplina: Mercado Financeiro e Varejo
Professor: Ricardo Humberto Rocha
Aluno: Claudir Ronzani

Estudo de Caso:
Banco Galtar: A crise cambial brasileira de 1999 - aspectos políticos e de mercado.

1) Quais os conflitos de agencia (agency) presentes no texto?

Os conflitos são:
A contratação de Aderaldo Costa como VP comercial gerou resistências entre os executivos do banco por serem de formação educacional educacional diferentes.
A falta de confiança de Pedro Santos Velhos em conferir poderes aos seus principais executivos, principalmente, em operações de tesouraria.
Divergência de opiniões entre VP comercial e o diretor de tesouraria do Galtar.

2) Como Funcionava o Conselho de Administração do Banco Galtar?

O conselho era presidido por Henrique Carvalho Gomes, em suas reuniões contava com a presença do Cientista Político Francisco Mello que servia como um consultor sobre assuntos políticos que poderiam influenciar nos negócios e interesses travados entre o Banco Galtar e o Banco Central. Henrique tinha autonomia para para tomar as decisões estratégicas,mas ouvia o que os outros membros do conselho tinham a dizer e as opiniões do diretor da tesouraria. Porém, as decisões tanto do Conselho como da Presidência, eram muito afetadas pelos poder de persuasão do Vice-Presidente comercial Aderaldo costa.

3) Por que Gabriel apostava na desvalorização do Real?

Na visão de Gabriel era nítido os sinais de tempos difíceis, os títulos brasileiros pagando spreads cada vez maiores e os títulos C Bond pagando yield comparados aos Países em recessão. Com taxas de juros a curto prazo em 45 a.a. equivalendo a um cupom cambial de 36% a.a. e a pressão sobre a dívida pública. Todos estes fatores tornaram uma aposta na piora do cenário possível e Gabriel levou isso para o Conselho.

4) Quais os argumentos de Aderaldo em relação a proposta de Gabriel?

Aderaldo tinha muitos contatos dentro do

Relacionados