224653980191

348 palavras 2 páginas
RESENHA DO FILME ”AO MESTRE COM CARINHO”

“Ao mestre com Carinho” é um filme vivido por um professor negro em uma escola de um bairro operário de Londres, quando decide enfrentar uma indisciplinada classe de alunos adolescente, disposto a transformá-los em futuros homens e mulheres de bem.
Em sua primeira aula, percebe que a missão que tem pela frente não vai ser fácil, mas acostumado a hostilidades, principalmente por ser negro, enfrenta o desafio, mesmo com seus colegas professores crendo que não terá o menor êxito.
Passa a sofrer a crescente hostilidade dos alunos, principalmente de Denham, não conseguindo passar a matéria prevista no currículo escolar. Certo dia, o grupo o irrita a tal ponto que ele termina perdendo a calma. Em plena sala de aula, pega todos os livros e os joga no lixo, alegando serem os mesmo inúteis para aquele grupo.
Em seguida, diz aos alunos que, daquele momento em diante, vai passar a tratá-los como adultos responsáveis que em poucas semanas estarão deixando a escola e enfrentando o mundo que os aguarda, concorrendo a uma vaga no mercado de trabalho, com todas as responsabilidades exigidas pela vida adulta.
O conteúdo das aulas passa a ser uma conversa franca entre professor e alunos sobre os mais diversos temas como, por exemplo, a vida, sobrevivência, amor, sexo, casamento e todos vão ter que se submeter a certas formalidades que fazem parte do mundo competitivo que os aguarda, desde a forma de se tratarem entre si, com respeito, á forma de vestirem, em pouco tempo ele se torna o líder da classe. Denham ainda tenta hostilizá-lo, mas termina se curvando diante da nova realidade.
Ao final do ano pouco antes do encerramento, Mark recebe uma carta que o confirma no cargo de engenheiro-assistente de uma fábrica de rádios no interior, mas após receber uma calorosa e carinhosa homenagem de seus alunos e tem dificuldades em se decidir se aceita o novo emprego ou se continua a lecionar.

FHO - Uniararas
Aluna = Maria Helena dos Anjos

Relacionados