224350840167

4217 palavras 17 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
(Centro de Educação a Distância)

Curso: Pedagogia
Disciplina: História da Educação e da Pedagogia
Professor EAD: Prof. Lindolfo A. Martelli
Tutor Presencial: Renata Dias Pereira

RELATÓRIO:
MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

ITACARAMBI – MG
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
(Centro de Educação a Distância)

ELICÁSSIA MARQUES DA CRUZ - 366957
LILIANE SOARES DA CRUZ - 369521
LISSANDRA NUNES CAMPOS - 369522
LÚCIA MATOS DA SILVA - 382468
VALDENICE DE ARAÚJO LEITE - 382471

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Relatório apresentado com a finalidade de avaliação parcial da unidade temática da História da Educação e da Pedagogia, sob a orientação do Professor: Lindolfo A. Martelli Interativa e da professora presencial Renata Dias Pereira, do Curso de Pedagogia, da Universidade Anhanguera-Uniderp- Centro de Educação Distância.

ITACARAMBI – MG
2013
Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo

“A preservação da memória histórica, a reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares.” Visto que, a história resulta da necessidade de reconstruirmos o passado, relatando os acontecimentos que decorrem da ação transformadora dos indivíduos no tempo, por meio da seleção e da construção dos fatos considerados relevantes e que serão interpretados a partir de métodos diversos.
Em decorrência disso, a história da educação é parte da história da cultura, que por sua vez faz parte da história geral. Pois, em cada tempo/espaço histórico, a educação atendeu a determinados objetivos, que correspondiam a visões de homem e de mundo. Contudo, para compreender a história da educação, é essencial situá-la na história geral: dentre as principais fases da história da educação estão às seguintes: A Educação Primitiva; A Educação oriental; A Educação Clássica; A Educação Medieval; A

Relacionados