22358276

322 palavras 2 páginas
Questão 1:
Todos os povos em todas as épocas querem conhecer suas origens. Trata-se de um desejo intrínseco ao ser humano. Na Grécia Antiga não foi diferente. A forma dessas explicações, no entanto, tinham uma originalidade singular porque para apresentar estas origens, os gregos se utilizavam dos mitos que as explicavam de três maneiras: relatam o nascimento de tudo a partir da relação sexual entre os seres divinos que governam o mundo e os homens (mitos sobre o nascimento dos titãs, dos heróis, dos humanos, dos animais, dos materiais da natureza e das qualidades, como bem e mal, justo e injusto, o nascimento do amor através do mito de Eros...), da luta entre estes deuses que afeta o mundo humano (o ciúme das deusas na origem da Guerra de Tróia, por exemplo) e das alianças destes com os homens (o mito de Prometeu, que protegia os homens e lhes dá a “luz divina” como presente).
Como eram compreendidas essas genealogias?
Com base no texto acima assinale a alternativa correta.
Alternativas:
Cosmogonias e Teologia Teogonias e mitologia Cosmogonias e Teogonias Filosofia e mitologia Teogonias e Filosofia

Questão 2:
Os gregos antigos recorriam aos mitos para satisfazer suas curiosidade e aplacar a angustia diante do desconhecido. Os mitos explicavam todos os fenômenos da natureza e do comportamento humanos.
Qual é a preocupação do mito?

Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
A preocupação do mito não está na veracidade, no provar a realidade, mas apenas em explicá-la. A preocupação do mito era apresentar uma verdade com fundamentação e provas. O mito se preocupava na busca da compreensão do real de forma concreta e científica. O conhecimento mitológico parte de premissas e hipóteses verdadeiras e sua preocupação é transmitir um conhecimento verdadeiro. A preocupação do mito é provar que os acontecimentos possuem nexos causais.

Relacionados

  • 22358276
    371 palavras | 2 páginas