223569870

584 palavras 3 páginas
Conceitos estratégicos de comunicação nas organizações

Para que isso ocorra, requer um planejamento a ser seguido, destacando a visão, missão e valores como comunicação institucional que se deve transpassar para o cliente, tanto externo, quanto interno (público de interesse – stakeholders).

*Missão – É definir o seu negócio, o que sua empresa procura oferecer. É a razão de ser da organização. Atende uma necessidade interna ou externa.

*Visão – Se remete ao futuro. Algumas organizações estipulam prazos para a elas mesmas, muitas vezes para alcançar algum objetivo ou um próprio desafio.

*Valores – Atender com base em seus princípios as necessidades da empresa e das pessoas a sua volta. Diz respeito à vida e conduta da organização.

*Planejamento – Aplicação de recursos humanos e materiais que se voltarão aos objetivos que devem ser atingidos pela organização. Além da antecipação de aspectos que ajudarão na correção de futuros erros que podem ocorrer. Apropria-se de três cenários:

- mercadológico: setor comercial.
- institucional: imagem e reputação da organização.
- público interno: relacionamento pessoal e cultural da empresa.

Com base na estratégia empresarial, sempre deve-se desenvolver a ideia de planejamento com “O que fazer” e “Como fazer” para se alcançar os seus interesses, focando nas motivações, solução de problemas, metas estabelecidas, definição dos ativos, públicos-alvo e do momento do produto/empresa.

***Alguns tipos de estratégias adotados por grandes organizações
São elas:

*Estratégia de pressão (push) – Enfoque nos canais de distribuição e revendedores, para que o produto seja oferecido de forma eficiente aos consumidores.

*De atração (pull) – Chama a atenção e interesse dos consumidores através de seu marketing .

*De informação – Com base em novas informações ou lançamento de produtos novos.

*De testemunho – Associada à imagem do produto ou serviço atrelada ao uso de celebridades e boas propagandas que geram

Relacionados