223548276

361 palavras 2 páginas
Questão 1:
Na Web 2 afirma-se que não se pode compreender a educação como um todo, sem entender a profunda revolução cultural que o cristianismo promoveu no mundo antigo ocidental. Por que isso acontece? Entre as alternativas abaixo, aponte a correta.
Alternativas:
Entre outras coisas, porque a revolução provocada pelo cristianismo foi também uma revolução pedagógica e educativa, que durante muito tempo marcou o Ocidente e acabou por se constituir num dos seus mais complexos modelos. Porque durante a Idade Média, após a queda do Império Romano, a Igreja será a detentora de toda a forma de saber circulante. Porque o cristianismo promoveu uma mudança de mentalidades que interferiu no mundo educativo daquela época. Porque todos os valores sociais e religiosos foram modificados com a chegada do cristianismo. Porque a Igreja se tornou tão poderosa que foi capaz de estabelecer seu próprio modelo de educaçã
Questão 2:
Com a queda do Império Romano, tanto a cultural de modo geral como o cuidado com as escolas sofreu considerável enfraquecimento. Entretanto, cultura e escola se reorganizam no período subsequente. Qual foi a instituição responsável por essa reorganização?
Alternativas:
A família. A Igreja. O Imperio Romano do oriente. As abadias. O Estado.
Questão 3:
A Europa como a conhecemos, se constituiu sob a égide do cristianismo e foi alimentada pelo espírito cristão, colocando-o no centro de todas as suas manifestações, sobretudo no âmbito da cultura. Assim, o cristianismo terá um papel fundamental na cultura ocidental. Qual é o aspecto mais exemplar dessa centralidade da Igreja?
Alternativas:
A obrigatoriedade de frequentar a missa.
A política.
A organização social. A educação. A construção de conventos e abadias.
Questão 4:
Nas antigas cidades romanas, cada comunidade cristã organizava-se em torno de um bispo. Com o número crescente de igrejas, os bispos se localizavam apenas nos centros mais importantes, enquanto se desenvolve, nas outras

Relacionados