223458750191

6118 palavras 25 páginas
Medidas de proteção e equipamento complementar
Introdução

Quando a avaliação dos riscos mostra que uma máquina ou processo acarreta um risco de lesão, o risco deve ser eliminado ou contido. A maneira pela qual isso é alcançado dependerá da natureza da máquina e do perigo. Medidas de proteção em conjunto com guarda ou impedir o acesso de um perigo ou impedir o movimento perigoso em um perigo quando o acesso está disponível. Exemplos típicos de medidas de proteção são proteções Inter travadas, cortinas de luz, tapetes de segurança, controles bianuais e chaves de habilitação.

Sistemas e dispositivos de paragem de emergência estão associados com sistemas de controle relacionados à segurança, mas eles não são sistemas de proteção diretos, eles só devem ser considerados como medidas de proteção complementares.

Como impedir o acesso

Proteções fixas fechadas

Se o perigo está em uma parte das máquinas que não requer acesso, a proteção deve ser permanentemente fixado na máquina, como mostrado na figura 21. Estes tipos de proteção devem requerer ferramentas para remoção. Os protetores fixos devem ser capazes de 1) suportar o seu ambiente operacional, 2) conter projéteis quando necessário, e 3) não criar riscos por ter, por exemplo, bordas afiadas. Os protetores fixos podem ter aberturas para onde a proteção encontra a máquina ou aberturas, devido à utilização de um gabinete tipo malha de arame.

Janelas fornecem maneiras convenientes para monitorar o desempenho da máquina, quando o acesso a essa parte da máquina. Cuidados devem ser tomados na escolha do material utilizado, pois interações químicas com fluidos de corte, raios ultravioletas e o envelhecimento podem levar os materiais da janela a degradar ao longo do tempo.·.

Figura 21: Guardas fixos

O tamanho das aberturas deve impedir o operador de chegar ao perigo. Tabela O-10 na U.S. OHSA 1910.217 (f) (4), ISO 13854, Tabela D-1 da ANSI B11.19, Tabela 3 na CSA Z432, e AS4024.1 oferece orientações

Relacionados