222444666757

484 palavras 2 páginas
Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de abril de 1948 e subordinada à Organização das Nações Unidas. Sua sede é em Genebra, na Suíça, além disso, desde novembro de 2006, tem como diretora-geral a chinesa Margaret Chan.
A organização tem suas origens nas guerras do fim do século XIX, onde após a Primeira Guerra Mundial, a SDN criou seu comitê de higiene, que foi o embrião da OMS. O Brasil, por sua vez tem participação fundamental na história da Organização Mundial da Saúde, criada pela ONU para elevar os padrões mundiais de saúde. A proposta de criação da OMS foi de autoria dos delegados do Brasil, que propuseram o estabelecimento de um "organismo internacional de saúde pública de alcance mundial". Desde então, Brasil e a OMS desenvolvem intensa cooperação.
Sendo assim, essa organização tem autoridade para dirigir e coordenar a saúde dentro do sistema das Nações Unidas, portanto, é de sua responsabilidade desempenhar um papel de liderança nas questões globais de saúde, definir a agenda de pesquisa em saúde, estabelecendo padrões, articulando opções políticas baseadas na evidência, fornecendo assim apoio técnico aos países, além de acompanhar e avaliar as tendências de saúde.
No século XXI, a saúde é uma responsabilidade partilhada, envolvendo o acesso igualitário a cuidados de saúde e de defesa coletiva contra as ameaças transnacionais. Segundo sua constituição, a OMS tem por objetivo desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos. A saúde sendo definida nesse mesmo documento como um “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade”.
Os Estados que são membros da OMS nomeiam delegações para a Assembleia Geral da Saúde Mundial, que é o corpo decisório supremo. Todos os Estados-membros da ONU são elegíveis para pertencer à OMS e, de acordo com o afirmado no website da OMS: "Podem ser admitidos outros países como membros

Relacionados