221885221

1982 palavras 8 páginas
FIGURAS DE LINGUAGEM
Quando manipulamos a linguagem em busca de uma maior expressividade, utilizamos figuras de linguagem. Por meio dessas figuras altera-se a significação habitual das palavras que passam a ser entendidas numsentido conotativo e não mais no seu sentido denotativo. Estudaremos aqui as principais: comparação (ou símile), metáfora, antítese, paradoxo (ou oxímoro), hipérbole, prosopopeia (ou personificação) eeufemismo.

Comparação ou Símile
A comparação consiste na aproximação entre dois objetos por meio de uma característica semelhante entre eles, dando a um as características do outro. Difere da metáfora porque possui, obrigatoriamente, termos comparativos. Em suma, é uma comparação explícita. Exemplo:
Tempo é como dinheiro.
Neste exemplo vemos o principal definidor de uma comparação: a palavra como traz explicitamente a ideia de que o tempo é valoroso como o dinheiro.

Observe o quadrinho: Metáfora
A metáfora é um tipo de comparação, mas sem os termos comparativos (tal como, como, são como, tanto quanto, etc). Na metáfora, a comparação entre dois elementos está implícita, trazendo uma relação de semelhança entre eles. Exemplo:
Tempo é dinheiro.
Percebemos neste exemplo a relação implícita, onde o tempo é tão valoroso quanto o dinheiro, por isso ele é colocado como semelhante à moeda.

Observe as metáforas na tirinha:

Antítese
A antítese consiste no uso de palavras, expressões ou ideias que se opõem. Exemplo:
Soneto da Separação
De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto
Vinícius de Moraes
Neste soneto vemos claramente a antítese por trás da temática da separação amorosa: o que antes era riso trouxe lágrimas com a separação; a segunda antítese já não é tão clara, as bocas unidas pelo beijo no amor se separam como a espuma que se espalha e se dissolve. A oposição de sentimentos e atos forma claramente a antítese.

Relacionados