22144622

374 palavras 2 páginas
1-Direção defensiva
É o conjunto de medidas e procedimentos utilizados para prevenir ou minimizar as conseqüências dos acidentes de trânsito. Baseado na noção de que em todo acidente sempre está presente uma falha humana relacionada ou a negligência, ou imprudência, ou imperícia, a direção defensiva pretende que o motorista que a emprega seja um elemento ativo na alteração ou eliminação dos fatores que possam vir a causar acidentes.

2- Significado exato de cada uma das palavras sitadas:
-> Negligencia- é desleixo, descuido, falta de ateção.
É a atitude de deixar para depois. Negligente é aquele que não toma os devidos cuidados por preguiça ou relaxamento.
Exemplos: Os orgão responsáveis deixar de fazer a manutenção das vias, deixar o conserto do veiculo para depois, ou então permitir que uma pessoa não habilitada dirija o veiculo.

->Imprudencia- Imprudente é aquele que pratica uma ação sem os cuidados necessários, que age com precipitação, sem pensar nas consequencias.
Exemplos: Trafegar em em excesso de velocidade, efetuar ultrapassagens em situação de risco, dirigir alcoolizado.

-> Impericia- é falta de experiência ou de conhecimento, incapacidade, falta de habilidade.
São atitudes que podem caracterizar imperia: Não saber dominar o veiculo em situações de aquaplanagem, não ter o dominio do veiculo que esta dirigindo, por deconhecer seu funcionamento.

3- Os principios da direção defensiva dividem se em cinco grupos:
1- Conhecimento: para desenvolver transito seguro, é importante que o condutor e piloto conheçam as leis e normas de transito, o veiculo que dirige e as condições adversas.
2- Atenção: na direção de quaquer veiculo o condutor deve estar 100% presente. Uma pequena distração de segundoas pode dar causa a um acidente.
3- Previsão: o condutor deve prever o que podera acontecer.
4- Habilidade: é o resultado do treinamento adequado complementado com a pratica diária de exercicios.
5- Ação: no transito é preciso saber agir na hora

Relacionados