22140 81565 1 PB

6435 palavras 26 páginas
REIC - Revista de Iniciac¸a˜ o Cient´ıfica, volume 11, n´umero 1, 2011

36

Web services WS-* versus Web Services REST
Tharcis Dal Moro, Carina F. Dorneles, Marcelo Trindade Rebonatto
Instituto de Ciências Exatas e Geociências – Universidade de Passo Fundo (UPF)
Passo Fundo – RS – Brasil tharcis@gmail.com,dorneles@inf.ufsc.br,rebonatto@upf.br Resumo. Este artigo apresenta um estudo sobre Web services utilizando a arquitetura WS-* e a arquitetura ROA (RESTful), bem como um detalhamento das principais tecnologias envolvidas. Este artigo também apresenta um estudo de caso desenvolvido na plataforma Java a fim de demonstrar o funcionamento e principais diferenças em se trabalhar com Web services que utilizam as duas metodologias citadas.
Abstract. This paper presents a study about Web services using the WS-* architecture and the ROA architecture (RESTful), as well as some details of the main technologies involved. This paper also presents a case study developed on Java platform for the purpose of demonstrate the functionality and main differences in working with Web services using WS-* and ROA.

1 Introdução
A necessidade da integração entre aplicações, a utilização unificada de processos encontrados em diferentes sistemas e escritos em diferentes linguagens são alguns exemplos de carências encontradas em empresas nos dias de hoje. A fim de sanar estas questões, a tecnologia dos Web services foi criada, permitindo assim, disponibilizar formas de integrar sistemas distintos, modularizar serviços e capacitar a integração e consumo de informações [Menéndez 2002].
Empresas e corporações empregam abordagens de Web services dependendo de suas necessidades. A escolha de se utilizar SOAP, RPC, HTTP puro (RESTful) deve ser realizada com base em estudos e comparações para que a melhor solução seja aplicada.
Como cada abordagem possui suas vantagens e desvantagens, deve-se levar em conta a opção que melhor atende os requisitos da aplicação.
Problemas complexos exigem soluções

Relacionados