220297930124

343 palavras 2 páginas
AVM FACULDADE INTEGRADA
CURSO DE COORDENAÇÃO GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO PEDAGOGICA

FLAENE SOUZA FERREIRA

A IMPORTANCIA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO DA CRIANÇA

SÃO PAULO

2012
É possível os jogos e brincadeiras contribuírem para um ensino significativo?
Parto do pressuposto que os jogos e brincadeiras podem contribuir de varias formas para um ensino significativo, mas para isso não basta só aplicar uma brincadeira e deixar a criança brincar de qualquer jeito ou querer tirar proveito máximo do jogo. Acredito que o educador tem que focar sempre um objetivo, orienta a criança durante a brincadeira e interferir no que for preciso.
Dessa maneira, penso que os jogos e brincadeiras alavancam a aprendizagem das crianças, desde que utilizadas como ferramenta pedagógica.
Optei em pesquisar o tema “A importância da utilização de jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizado da criança’’, buscando aprimorar conhecimentos, objetivos e procedimentos a fim de valorizar o curso de pós-graduação ao qual sou estudante.
A finalidade é mostrar como fica mais interessante à criança aprender os conteúdos escolares com a utilização de jogos e brincadeiras, porem, hoje em dia muitos profissionais da educação, ainda adere àquela maneira mecanizada de ensinar, utilizando apenas cartilhas, onde os alunos não aprendem de verdade, apenas decoram conteúdos de forma muito abstrata, não conseguindo relacionar com seu dia-a-dia, com a sua vida pratica.
Os jogos são educativos e sendo bem aplicados permite a aprendizagem de conteúdos escolares.
Podem ser usados de varias maneiras, para começar um assunto da matéria de forma menos assustadora, para amadurecer conteúdos, para diminuir bloqueios que muitos alunos apresentam referente a tal disciplina ou conteúdo e para preparar os alunos no aprofundamento de assuntos já ensinados.
Esta pesquisa tem como

Relacionados