22 05 TRANSTORNOS PSICOATIVOS EM DECORRENCIA DO USO DO ALCOOL. ( ANDREA E NATACIA )

700 palavras 3 páginas
TRANSTORNOS PSICOATIVOS EM DECORRÊNCIA DO USO DO ÁLCOOL

Andrea de Lima Ribeiro¹, Natacia Santos da Silva² e Natalia Santos da Silva³ Email: andrea.l.ribeiro@bol.com.br

Orientadores: Professor Especialista Carlos Marinho, Professora Ms. Tereza Verônica dos Santos e Professora Ms. Verônica Campos

INTRODUÇÃO

A Substância psicoativa é uma substância química que afeta principalmente o sistema nervoso central, alterando a função cerebral, ocorrendo mudanças temporárias no usuário, mudando a percepção, o humor, consciência e o comportamento geral (FOCCHI, 2001). Ainda para o autor, as sensações podem ser atribuídas como algo prazeroso ou até mesmo vantajoso (pois o individuo se torna o centro das atenções), sendo assim o abuso dessa substância leva o indivíduo a sua dependência física e cognitiva, e dessa maneira não só causa danos ao usuário mas, também, torna-se um problema social. O uso nocivo, de acordo com Focchi (2001), dessa substância pode causar danos sérios à saúde, fazendo o usuário passar por várias etapas, ocorrendo episódios depressivos, síndrome de dependência, estado de abstinência (com ou sem delírio) transtornos psicóticos, síndrome de amnésia e até mesmo levar o dependente a óbito. O tratamento do alcoolismo é complexo e depende do paciente e de seu engajamento no processo de cura (FOCCHI, 2001). A reabilitação, conforme Machado (2011), envolve principalmente uma combinação de medidas: psicoterapia, grupos de apoio como Associação de Alcoólicos Anônimos e até mesmo o uso de outras drogas psicoativas que ajudam a vetar o ciclo de dependência.

OBJETIVO GERAL Este estudo tem como objetivo visar informações sobre o desenvolvimento do uso da substância psicoativa (álcool), seus estágios de dependência e como a sociedade encara esse problema. Queremos saber como os profissionais da área da psicologia lidam com esse problema psicossocial e qual os métodos usados para a reabilitação de usuários.

METODOLOGIA

A partir da escolha do tópico

Relacionados