21941220

928 palavras 4 páginas
5- Qual é a constante elástica de uma mola que armazena 25 J energia potencial ao ser comprimida 7,5 cm?
7- A figura mostra uma haste fina, de comprimento L = 2,00m e massa desprezível, que pode girar em torno de uma das extremidades para descrever uma circunferência vertical. Uma bola de massa m = 5,00 kg está presa na outra extremidade. A haste é puxada lateralmente até fazer um ângulo o = 30,0° com a vertical e liberada com velocidade inicial Vo = 0. Quando a bola desce até o ponto mais baixo da circunferência, (a) qual é o trabalho realizado sobre ela pela força gravitacional e (b) qual é a variação da energia potencial do sistema bola-Terra? (c) Se a energia potencial gravitaciona1 é tomada como sendo zero no ponto mais baixo da circunferência, qual é seu valor no momento em que a bola é liberada? (d) Os valores das respostas dos itens de (a) a (c) aumentam, diminuem ou permanecem os mesmos se o ângulo fosse aumentado?
9- Na figura um caminhão perdeu os freios quando estava descendo uma ladeira a 130 km/h e o motorista dirigiu o veiculo para uma rampa de emergência sem atrito com uma inclinação  = 15°. A massa do caminhão é 1,2 x 104 kg. (a) Qual é o menor comprimento L que a rampa deve ter para que o caminhão pare (momentaneamente) antes de chegar ao final? (Suponha que o caminhão pode ser tratado como uma partícula e justifique essa suposição.) O comprimento mínimo L aumenta, diminui ou permanece o mesmo (b) se a massa do caminhão for menor e (c) se a velocidade for menor?
15- Uma bola de gude de 5,0 g é lançada verticalmente para cima usando uma espingarda de mola. A mola deve ser comprimida de exatamente 8,0 cm para que a bola alcance um alvo colocado 20 m acima da posição da bola de gude na mola comprimida. (a) Qual é a variação Ug da energia potencial gravitacional do sistema bola de gude-Terra durante a subida de 20 m? (b) Qual é a variação Us da energia potencial elástica da mola durante o lançamento da bola de gude? (c) Qual é a constante

Relacionados