21752497

637 palavras 3 páginas
Governança Corporativa de TI

Muito mais do que um simples meio de facilitar a vida das organizações, a Tecnologia da Informação (TI) pode ser usada como uma forte aliada para o sucesso dos processos de negócio das mesmas. Isso porque por meio desta tecnologia podemos implementar uma metodologia que possibilita o cumprimento dos objetivos do negócio e de sua estratégia, a Governança Corporativa.
A Governança de TI vem a colaborar efetivamente para o controle das informações e da gestão de risco dentro das organizações, o que caracteriza negócios bem sucedidos. Para muitas empresas as informações e a tecnologia que sustenta a disponibilidade destas são seus bens mais valiosos, mas geralmente menos compreendidos, caracterizando-se como simples ativos. Empresas bem-sucedidas reconhecem os benefícios da Tecnologia da Informação e os utilizam para mostrar valor agregado aos seus patrocinadores e investidores.
Para que uma empresa possa destacar-se diante do competitivo cenário mercadológico nos dias atuais, é preciso que esteja atenta aos benefícios que a TI pode agregar aos seus processos de negócio e enxergar em sua utilização um diferencial que se faz cada vez mais necessário para que a mesma alcance seus objetivos previamente definidos, tanto no âmbito operacional quanto no estratégico. A Governança de TI propõe um gerenciamento responsável por otimizar a disponibilidade dos recursos de TI (Aplicações, Informação, Infraestrutura, Pessoas e Monitoramento do estágio de atuação do ambiente de TI no Negócio), com o objetivo de definir as necessidades de Governança e Controle.
O sucesso da implantação da Governança de TI implica na participação de todos os envolvidos no processo, desde a equipe diretiva da empresa ao nível operacional. A Governança de TI é responsabilidade dos executivos e de todo o staff de diretoria. Esta prática consiste de liderança, estrutura organizacional e processos que garantam que as organizações de TI mantenham e se superem no atendimento

Relacionados