21614281880

3563 palavras 15 páginas
FINANCIAMENTOS PARA INVESTIMENTO
A permanente preocupação com a inflação faz com que as instituições financeiras privadas limitem sua concessão de financiamentos preferencialmente aos prazos mais curto, até porque, a exceção dos recursos externos, é impossível conseguir internamente quem esteja disposto a aplicar recursos a prazos mais longos e, portanto, dar funding para as operações de longo prazo.
O BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL – BNDES
O BNDES, ex-autarquia federal criada pela Lei 1.628, de 20-06-52, foi enquadrado como uma empresa pública federal, com personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio. É um órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do país.
O BNDES concentra seu foco nas áreas de Infraestrutura, Industrial, Agricultura, Comércio e Serviços, Comércio Exterior e Inclusão Social e tem como objetivo apoiar financeiramente as empresas sedias no País, cujos projetos considerados prioritários no âmbito das “Politicas operacionais do Sistema BNDES”.
Ele tem como uma de suas ações prioritárias promover o crescimento do micro, pequenas e médias empresas do País, em todos os setores da atividade econômica, tendo em vista o seu papel na geração e manutenção dos postos de trabalho.
Para estimular os bancos credenciados a facilitarem o acesso ao crédito as micro, pequenas e médias empresas o BNDES estabeleceu algumas medidas, a saber:
- normas específicas de risco de credito aos agentes financeiros para que se disponha a disponibilizar recursos as operações incentivadas dessas empresas; e
- facilidades nos limites de credito concedidos aos agentes financeiros que disponibilizarem mais recursos a essas empresas, especialmente no apoio a exportação e para as empresas situadas em regiões de menor desenvolvimento relativo.
O apoio financeiro do BNDES materializado em suas linhas de financiamento

Relacionados