2154678941201684

665 palavras 3 páginas
Sistema nervoso O sistema nervoso é o que monitora e coordena a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dossentidos e inicia ações de um ser humano (ou outro animal). Os neurônios e os nervos são integrantes do sistema nervoso, e desempenham papéis importantes na coordenação motora. Todas as partes do sistema nervoso de um animal são feitas de tecido nervoso e seus estímulos são dependentes do meio. O sistema nervoso deriva seu nome de nervos, que são pacotes cilíndricos de fibras que emanam do cérebro e da medula central, e se ramificam repetidamente para inervar todas as partes do corpo.1 Os nervos são grandes o suficiente para serem reconhecidos pelos antigos egípcios, gregos e romanos2 , mas sua estrutura interna não foi compreendida até que se tornasse possível examiná-los usando um microscópio.3 Um exame microscópico mostra que os nervos consistem principalmente de axônios de neurônios, juntamente com uma variedade de membranas que se envolvem em torno deles e os segrega em fascículos de nervos. Os neurônios que dão origem aos nervos não ficam inteiramente dentro dos próprios nervos - seus corpos celulares residem no cérebro, medula central, ou gânglios periféricos.1 O neurônio é a unidade funcional deste sistema.
Neurônio
O neurônio é a unidade funcional do sistema nervoso. Os neurônios comunicam-se através de sinapses; por eles propagam-se os impulsos nervosos. Anatomicamente o neurônio é formado por: dendrito, corpo celular e axônio. A transmissão ocorre apenas no sentido do dendrito ao axônio.
O sistema nervoso é divido em Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico.
Sistema Nervoso Central
Principais componentes do Sistema Nervoso Central:
Medula espinhal
A medula espinhal é o centro dos arcos reflexos. Encontra-se organizada em segmentos (região cervical, lombar, sacral, caudal, raiz dorsal e ventral). É uma estruturasubordinada ao cérebro, porem pode agir independente dele.
Cérebro
O

Relacionados