21466 A Leitura Como Fonte De Conhecimento E Participa O Na Sociedade OK

3529 palavras 15 páginas
UNIP - Universidade Paulista - Disciplina: Interpretação e Produção de Texto (IPT)
Profa. Ms. Angeles Treitero

A leitura como fonte de conhecimento e participação na sociedade;

As Aventuras do Super-homem

Todos conhecem as aventuras do Super-homem. Ele não é um terráqueo, mas chegou à Terra, ainda criança, numa nave espacial, vindo de Crípton, planeta que estava destruído por uma grande catástrofe. É dotado de poderes sobre-humanos: seus olhos de raio X permitem ver através de quaisquer corpos, a uma distância infinita: sua força é ilimitada, possibilitando-lhe escorar pontos prestes a desabar e levantar transatlânticos; a pressão de suas mãos submetem o carbono a temperaturas tão altas que o transforma em diamantes; sua apurada audição permite-lhe escutar o que se fala em qualquer ponto. Pode voar a uma velocidade igual à da luz e, quando ultrapassa essa velocidade, atravessa a barreira do tempo e transfere-se para outras épocas; pode perfurar montanhas com o próprio corpo; pode fundir metais com o olhar. Além disso, tem uma série de qualidades: beleza, bondade, humildade. Sua vida é dedicada à causa do Bem.
O super-homem vive entre os homens sob a aparência do jornalista Clark Kent, que é um tipo medroso, tímido, pouco inteligente e míope. Kent namora Miriam Lane, sua colega, que, na verdade, o despreza e ama loucamente o Super-homem.

O texto e suas relações com a história

Geralmente, todo texto revela um pronunciamento sobre uma dada realidade. Ao fazer tal pronunciamento, o produtor do texto acima trabalha com as idéias de seu tempo e da sociedade em que vive. Com efeito, as concepções, as ideias, as crenças, os valores não são tirados do nada, mas surgem das condições de existência. As concepções racistas, por exemplo, aparecem numa época em que certos países, necessitando de mão-de-obra, iniciam a escravidão dos negros. A ideia de que certas raças são inferiores a outras não é uma maldade dos brancos, mas uma justificativa apaziguadora da

Relacionados

  • trabalho
    95549 palavras | 383 páginas