214514554857

1146 palavras 5 páginas
01 de outubro de 2013 • 18h49
Suécia é o melhor país para se envelhecer; Brasil ocupa 31ª posição
2
comentários
A Suécia é o melhor país para se envelhecer e o Afeganistão, o pior, revelou um estudo endossado pela ONU e publicado nesta terça-feira, que posiciona o Brasil em 31º lugar.
O Brasil tem a melhor posição entre os países emergentes do bloco BRICS (que também reúne Rússia, Índia, China e África do Sul). Mas está atrás de outros latino-americanos, como o Chile, 19º, e o Uruguai, em 23º.
Com base neste estudo, as Nações Unidas advertiram que muitos países estão despreparados para lidar com uma população cada vez mais idosa.
Em um mundo que envelhece rapidamente, o Global AgeWatch Index (Índice Global de Vigilância Etária, em tradução livre) - o primeiro do tipo - revelou que a Suécia, conhecida por seu generoso Estado de bem-estar social, seguida de Noruega e Alemanha, são os mais bem preparados para lidar com os desafios de uma população em processo de envelhecimento.
A forma como os países cuidam de seus cidadãos idosos se tornará um tema cada vez mais importante, uma vez que o número de pessoas com mais de 60 deve aumentar dos atuais 809 milhões para mais de 2 bilhões em 2050 - quando elas serão mais de um em cada cinco pessoas do planeta, destacou o informe.
"O século XXI está registrando uma transição demográfica global sem precedentes, com a população envelhecendo em seu cerne", destacaram os autores do estudo.
A pesquisa estabeleceu um ranking com muitos países africanos e do sul da Ásia como os piores países para se aposentar, com Tanzânia, Paquistão e Afeganistão nas três piores posições.
O índice foi compilado pelo grupo de defesa HelpAge International e pelo Fundo de População da ONU numa tentativa de fornecer dados essenciais sobre as populações em processo de envelhecimento ao redor do mundo.
Ele classificou o bem-estar social e econômico dos idosos em 91 países, comparando dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras

Relacionados