21444354564

2617 palavras 11 páginas
1
Material 3
APROPRIAÇÃO DOS CUSTOS – CUSTEIO POR ABSORÇÃO.
Definição
Custo por absorção é quando adicionamos os custos fixos aos Serviços de forma proporcional. Este método consiste na apropriação de todos os custos de produção ao preço dos produtos elaborados de forma direta e indireta (rateios).
Custeio = é o modo pelo qual se faz a apropriação dos custos, os mais comuns são: Custeio por Absorção – Departamentalização – ABC.
Custeio Por Absorção
Tem base no agrupamento de todos os custos fabris, fixos, variáveis, direto e indireto para serem rateados aos produtos fabricados no período.
Aspecto Legal
• Recomendado pela Legislação fiscal e Contábil.
• Baseia-se nos princípios da Contabilidade – Competência – Custo Histórico Como
Base de Valor – Consistência Uniformidade – Conservadorismo ou Prudência –
Materialidade ou Relevância.
• Para a Legislação Fiscal é adequado, pois avalia os estoques e determina o valor total de Custo dos Produtos Vendidos a serem registrados na DRE.
Vantagens
1 – Atende a Legislação Fiscal, pois são registrados pela contabilidade, isto é todos os custos de cada produto estão apoiados em registros, cálculos, mapas que mostram o trajeto desde a origem até o destino (produto acabado ou em elaboração)
2 - Permite que seja feita a apuração por Centro de Custo, obrigatório para o custeio por
Absorção, tornando possível de avaliar o desempenho de cada Departamento da
Organização.
3 - Por absorver todos os custos de produção, permite a apuração do custo total de cada produto. Desvantagens
1 – É falho como instrumento gerencial de tomada de decisão, pois tem como base o rateio dos custos fixos, que poderão levar a alocação arbitrária e até enganosa.
2 – Avaliam os estoques pelo Preço Médio ou Peps, podendo tornar a reposição dos estoques problemas de ordem financeiros para a empresa (Pg. 169 livro Eliseu Martins).
3 – A Depreciação usada é pelo método linear, isto é as taxas são pré-estabelecidas pela
legislação

Relacionados