2143253543

329 palavras 2 páginas
O Infrassom e o Ultrassom

O som é uma onda longitudinal que se propaga somente em meios materiais, ou seja, meios sólidos, líquidos e gasosos, não existindo a possibilidade de se propagar no vácuo, pois no mesmo não existe matéria.
O som pode se propagar com diferentes frequências, no entanto, o sistema auditivo dos seres humanos percebe somente ondas com frequências que estão compreendidas entre o intervalo de 20 hertz e 20 000 hertz. Ondas inferiores a 20 hertz são chamadas de infrassom e ondas superiores a 20 000 hertz são denominadas de ultrassom. As ondas que possuem frequências inferiores ou superiores à faixa auditiva dos humanos não provocam sensação auditiva ao atingirem o ouvido, sendo assim não ouvimos esses sons.
Apesar de não conseguirmos ouvir os infrassons e os ultrassons, existem alguns seres no reino animal, como o morcego e o golfinho, que são capazes de perceber esses sons. Isso acontece porque o sistema auditivo deles é sensibilizado por essas frequências sonoras. Outro exemplo de animal capaz de ouvir frequências ultrassônicas são os cachorros, os quais conseguem ouvir sons com frequências que chegam até 50 000 hertz. É por esse motivo que esses animais conseguem ouvir os apitos de ultrassons e os seres humanos não.
Os morcegos não são cegos, eles são animais que emitem e ouvem sons com frequências que chegam até 120 000 Hz. É através dessas frequências ultrassônicas que os morcegos conseguem se locomover no escuro. O sonar é um aparelho que, assim como os morcegos, consegue captar e localizar objetos e medir a distância até ele. Tanto esse aparelho quanto os morcegos emitem uma onda que ao encontrar um determinado obstáculo retorna à fonte emissora possibilitando dessa forma, calcular e medir a distância e localizar os objetos. Os navios e submarinos utilizam esse mesmo princípio para encontrar objetos no fundo do mar, como cardumes de peixes, por exemplo.
Ultrassom
Ultrassom é um som de frequência superior à que o ouvido humano pode

Relacionados