2140776201/41

11055 palavras 45 páginas
LEITURA NA ESCOLA: ESPAÇO PARA GOSTAR DE LER
Ângela Araújo de Oliveira
Lucélia Aparecida Bortoletto
Marina Melgarejo Nunes Kinjo
Mirian Inácio de Campos Bertolazo
Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF
1. Introdução
Para tratarmos da escola, como espaço de leitura, há a necessidade de se fazer uma inserção na história de cada um de nós. Desde que nascemos, diferentes situações nos colocam em contato com as palavras. Elas são ensinadas gradativamente para que possamos nomear, reconhecer, dar sentido ao mundo onde vivemos e que temos necessidades de aprender e desvendar.
Acreditando que a leitura e a escrita são atividades dialógicas que ocorrem no meio social através do processo histórico da humanização (FREIRE, 1987, p. 11), buscamos analisar os fatores envolvidos no processo de leitura, as diferentes formas de leitura abrangendo a diversidade textual e as estratégias de leitura no processo de compreensão do texto. Os questionamentos que nortearam esse trabalho, tiveram a intenção de conhecer as especificações que envolvem o processo da leitura e que conduzam o aluno ao mundo letrado, buscando, por meio das respostas, contribuir significativamente com o professor e o auxiliar de biblioteca em sua prática pedagógica, oportunizando a reflexão e a reconstrução do seu trabalho. Para a realização desta pesquisa, destacamos os seguintes problemas: Como a escola está organizada para desenvolver a habilidade da leitura como prática social? Como são planejadas as ações pedagógicas junto ao assistente de biblioteca? Existe um elo entre o auxiliar de biblioteca e o professor? O professor conhece o acervo existente na biblioteca?
Qual é o conceito que os profissionais da educação têm acerca da biblioteca escolar?
Para compreender cientificidade ao estudo e as análises dos dados coletados, buscamos respaldo em: Cagliari (1994), Cagliari (1995), Foucambert (1994), Solé (1998),
Ferreiro & Teberosky (1985), Martins (1982), Lajolo (2004), Rangel

Relacionados