2131231320

815 palavras 4 páginas
Século XIX desenvolvimento das ciências humanas:, Sociologia, Ciência Política, Psicologia, Antropologia.
O desenvolvimento da economia industrial e a expansão pelo mundo gerada pela industrialização e urbanização e o intenso intercambio entre os povos e nações durante a colonização.
À Antropologia cobria o estudo dos povos colonizados na África, Ásia, Oceania e América. A Antropologia desenvolvia um método empirista e qualitativo ___> particularidades das sociedades estudadas.
Antropologia - Ciência da alteridade busca investigar o outro, aquele que é essencialmente diferente de mim, povos ditos “exóticos”.
Para distinguir: A arqueologia - coube o estudo da espécie humana da pré-história, civilizações desaparecidas. A etnologia - estudo da diversidade da espécie humana, diversas etnias.
A Antropologia cultural – tem como objeto as sociedade não–européias e os povos sem escrita para que fossem descobertos seus modelos de organização social e sua dinâmica. Escolas:
1. Escola Evolucionista – século XIX - a humanidade composta de diferentes espécies humanas em diferentes etapas de desenvolvimento do processo evolutivo. Os antropólogos serviam a outros interesses além dos científicos. Procuravam descobrir as diferentes espécies sociais classificando-as ordenando-as das mais atrasadas e simples ás mais adiantadas, evoluídas e complexas.
Representante da Escola Evolucionista -> Sir James Fraser
As sociedades mais simples ou primitivas são estágios inferiores na evolução da humanidade. “Fósseis vivos” do passado.
Relativizando: Hoje, a idéia de sermos manifestações de um único processo global de evolução - a espécie humana como um todo; “Homo sapiens“ na África migrou pelo planeta diversificando-se na aparência e hábitos graças a capacidade de adaptação ao meio. Os grupos de “Homo sapiens“ foram se miscigenando dando aos povos hoje existentes uma grande homogeneidade de composição genética.
Porém – Americanos, Africanos e Asiáticos forma vistos como

Relacionados