2131231

270 palavras 2 páginas
Theodor Adorno – Francisco Rüdiger

O texto “Theodor Adorno” de Francisco Rüdiger, extraído do livro “Dicionário de Comunicação” tem como objetivo, ou como proposta, expor de uma maneira sintética as principais contribuições do filósofo alemão para o campo da teorização sobre os fenômenos de mídia. Já na introdução do texto, o autor ressalta a importancia de Adorno para o campo da comunicação, mas deixa claro que ele próprio, como muitos designam, não se considerava simplesmente um teórico da comunicação, pois acreditava que a comunicação fazia parte de processos mais amplos, que dizem respeito a formação da vida social.
Após apresentar uma ideia geral da relação do filósofo com os estudos da comunicação, Rüdiger faz um breve resumo a carreira intelectual de Adorno, passando por pontos decisivos para a formação de seu pensamento, principalmente seu contato com a Universidade de Frankfurt, onde estudou e lecionou, e com a mercantilização das obras de arte que acontecia nos Estados Unidos, essees pontos mais tarde seriam de grande importancia para a formação dos seus estudos sobre a Industria Cultural.
Com um panorama geral da carreira intelectual traçado, o autor passa para a principal contribuição do filósofo para o campo da comunicação e suas repercussões. Adorno acreditava, diferente de Benjamin e Kracauer, que apesar de possuir um potencial democrático e progressista, os meios técnicos não poderiam ser vistos deconectados do processo histórico em que se inserem os meios. Ou seja, o potencial dos meios técnicos só poderiam ser alcançados dada uma condição material e espiritual que está além dos meios, de outra forma os meios teriam uma função doutrinadora, e “trabalhariam” em função da indústria cultural.

Relacionados