212347

501 palavras 3 páginas
1. A filosofia moderna surge num período de profundas transformações sociais, econômicas e políticas que marcaram a Europa a partir do século XV. Dentre as transformações ocorridas, podemos citar:
Sua resposta está correta. A idade moderna é marcada pela mudança do tipo de vida feudal para o urbano, do pensamento religioso para o racional. a) Um aprofundamento do pensamento cristão. b) O intenso subjetivismo que surge nas obras filosóficas do período. c) O desenvolvimento da ciência natural. d) A retomada dos estudos escolásticos. e) A passagem do feudalismo para o mercantilismo. 2. Auguste Comte (1798-1857), foi um importante filósofo e sociólogo francês do século XIX. Dizia que o espírito humano, se esforça para explicar o universo, e nessa busca passa por três fases distintas
Sua resposta está correta.As fases são: teológica, a metafísica e a positiva. No estado teológico o homem responde às suas questões mediante a crença na intervenção de seres pessoais e sobrenaturais. É o estado mais primitivo do ser humano. No metafísico, ocorre a dissolução do teológico pois é colocado o abstrato no lugar do concreto e a argumentação no lugar da imaginação, sendo uma fase intermediária. Por fim, chega-se ao estado mais desejável, o positivo, quando a ciência será a base para a compreensão de todas as coisas. O conhecimento passa a ser visto como alternativa ao estabelecimento de leis universais para o progresso da sociedade e dos indivíduos. a) teológica, metafísica e humanista. b) teológica, metafísica e positiva c) empírica, racional e positiva. d) humanista, empírica e positiva. e) lúdica, metafísica e racional. 3. Comparava a sociedade como corpo biológico que busca conhecer suas enfermidades com a intenção de cura-las. Teve como preocupação o desenvolvimento dos seus conceitos apresentados em As Regras do Método Sociológico, onde o fato social ganha destaque.
Qual foi esse autor?
Sua resposta está correta. Durkheim

Relacionados

  • Dasdfsfasdfsdf
    18885 palavras | 76 páginas
  • Trabalho nr 28
    48515 palavras | 195 páginas
  • trabalho
    344088 palavras | 1377 páginas