20Prev.Agríc.072013

2016 palavras 9 páginas
20 de agosto de 2013

PREVISÕES AGRÍCOLAS
31 de julho 2013

Aumentos de produtividade nas vinhas e nos pomares de pereiras e macieiras;
Aumento global da produção de cereais de outono/inverno
As previsões agrícolas, a 31 de julho, apontam para um desenvolvimento vegetativo normal para a época, das culturas de primavera/verão, não se prevendo variações significativas de produtividade.
Pelo terceiro ano consecutivo prevê-se um aumento da superfície de milho de regadio, confirmando-se assim, a tendência para o investimento nesta cultura, a qual revela um setor progressivamente mais dinâmico e competitivo.
Nos pomares registam-se aumentos consideráveis na produtividade da pera e da maçã, enquanto no pêssego e na amêndoa as condições climatéricas adversas na altura da floração/polinização (frio e geada) determinaram reduções nos rendimentos unitários.
As vinhas apresentam um bom desenvolvimento vegetativo, não havendo problemas fitossanitários dignos de destaque, pelo que se prevê um aumento de 10% na uva para vinho e de 5% na uva de mesa.
A campanha dos cereais de outono/inverno saldou-se, após a má campanha anterior marcada pela seca extrema, por um aumento global da produção.
O mês de julho caraterizou-se, em termos meteorológicos, por temperaturas muito elevadas, superiores aos valores normais para a época, em particular na primeira década. Em 3 de julho iniciou-se uma onda de calor, que se estendeu praticamente a todo o território do Continente, e que se prolongou até ao dia 13 na região de Trás-os-Montes. Esta onda de calor foi, pela sua extensão espacial e temporal, a par com a de 2006, a mais significativa observada no mês de julho desde 1941. A precipitação foi escassa e circunscrita a pequenas zonas muito localizadas.
CLIMATOLOGIA EM JULHO 2013

Observação

Temperatura média do ar (ºC)
Média


3ª mensal década década década

Precipitação média (mm)
Mensal


3ª acumulada década década década

A norte do Tejo

Relacionados