207244470221

295 palavras 2 páginas
Atividade:

1. Conceitue inflamação.
2. Faça um esquema da reação inflamatória mostrando as enzimas fosfolipase, cicloxagenases, lipoxagenases e os mediadores químicos envolvidos (prostaglandinas, leucotrienos, tromboxanas etc).
3. Considerando os mediadores químicos envolvidos na inflamação e na coagulação sanguínea , explique a relação entre o processo inflamatório e a coagulação.

Leitura sugerida:

PEREIRA, Fausto Edmundo Lima. Inflamações In: BRASILEIRO FILHO, Geraldo (Org.). Bogliolo. Patologia Geral. 3a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 130 a 172, 2004.

GUYTON, Arthur C., HALL, John E.. Tratado de fisiologia médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

O conceito de saúde reflete a conjuntura social, econômica, política e cultural. Ou seja: saúde não representa a mesma coisa para todas as pessoas.
Dependerá da época, do lugar, da classe social. Dependerá de valores individuais, dependerá de concepções científicas, religiosas, filosóficas. O mesmo, aliás, pode ser dito das doenças. Aquilo que é considerado doença varia muito. Houve época em que masturbação era considerada uma conduta patológica capaz de resultar em desnutrição (por perda da proteína contida no esperma) e em distúrbios mentais. A masturbação era tratada por dieta, por infibulação, pela imobilização do “paciente”, por aparelhos elétricos que davam choque quando o pênis era manipulado e até pela ablação da genitália. Houve época, também, em que o desejo de fuga dos escravos era considerado enfermidade mental: a drapetomania (do grego drapetes, escravo). O diagnóstico foi proposto em 1851 por Samuel A. Cartwright, médico do estado da Louisiana, no escravagista sul dos Estados Unidos. O tratamento proposto era o do açoite, também aplicável à “disestesia etiópica”, outro diagnóstico do doutor Cartwright, este explicando a falta de motivação para o trabalho entre os negros escravizados.
Real ou imaginária, a doença, e sobretudo a doença

Relacionados