207.835.457-67

569 palavras 3 páginas
Cidadania por: Colunista Portal - Educação

O turismo é caracterizado pelo deslocamento no espaço

O aparecimento da vida na cidade e a capacidade dos homens e mulheres de exercerem direitos e deveres de cidadãos tem relação estreita com cidadania.

Esse conceito vem da Antiguidade e foi criado nas cidades gregas, chamadas de “polis”. Portanto, nas “polis” gregas, existiam os cidadãos que exerciam uma participação direta e política na vida das cidades. Cada cidadão tinha um papel na vida privada, e uma atuação na vida pública, que se referia a tudo que era comum a todos os cidadãos. Ser cidadão significava exercer a cidadania na vida pública. A democracia da Grécia era restrita, pois participavam apenas os homens livres, deixando de fora as mulheres, crianças e escravos.

Foi somente a partir da Revolução Francesa, em 1789, que se estabeleceu a noção de cidadania tal qual a conhecemos hoje. Contrapondo-se ao regime monárquico e às normas da sociedade feudal, surge o chamado Estado de Direito, em que se estabelecem direitos iguais para todos os homens a partir das chamadas “Cartas Constitucionais”. Surgem as noções de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, das quais somos herdeiros.

Assim, os homens passam a ter direitos iguais perante a lei, pela primeira vez na História da Humanidade e, ao menos em teoria, acaba a desigualdade que existia até então.

Estes princípios éticos foram consolidados a partir da Constituição Francesa e norte-americana. Vejamos trechos de ambas:

Todos os homens são, por natureza, igualmente livres e independentes e têm direitos inerentes, dos quais, ao entrar num estado de sociedade, não podem, por nenhum contrato, privar ou despojar sua posteridade; a saber, o gozo da vida e da liberdade, os meios de adquirir e possuir propriedade e a busca da felicidade e segurança.(Seção 1 da Declaração de Direitos da Virgínia de 12 de junho de 1776, Independência Americana).Os homens nascem e permanecem livres e iguais

Relacionados