205635118

339 palavras 2 páginas
Explique como a formação da classe burguesa influenciou o estabelecimento da Sociedade Capitalista Moderna.

A formação da Burguesia deu-se no início do Renascimento (século XV), com o rompimento de uma sociedade dividida em clero, nobreza e servos, Esta mesma sociedade também era Teocrática, Agrária e Fundiária.
Originalmente, o termo Burguês referia-se ás pessoas que moravam nos Burgos, ou seja, grupos que começavam a se estabelecer no comércio, aumentando sua força econômica, transformando os meios de produção, visando assim maiores lucros.
A Burguesia teve grande importância no declínio do Sistema Absolutista, ou seja, o Rei detinha o poder absoluto.
Com o rompimento da ordem Feudal Estamental e Fundiária, surgia uma nova sociedade individualista e financeira, com novos valores, nascendo então um novo comportamento social.
Com a expansão do comércio e da economia, crescia também o poder e o domínio desta nova classe, consolidando a Revolução Industrial no século XVIII.
Através do Capitalismo Industrial afirmou-se um sistema econômico Mundial, e a divisão da sociedade entre Burguesia e Proletariado mostrou-se mais evidente, tornando-se então a classe dominante no modo de produção capitalista, atribuindo méritos ao progresso tecnológico, que futuramente seria responsável pelos males da sociedade contemporânea.
Com o surgimento do Capital (matéria-prima), viu-se a necessidade da moeda, e não mais a troca de produtos, criando-se uma política conhecida como Mercantilismo, que se baseava em alguns princípios, como o Metalismo, ou seja, o acumulo de riquezas como o ouro e a prata. Para alcançar esse objetivo surge o comércio de exportação, com a intenção de importar menos mercadorias, aumentando desta forma suas reservas de ouro e prata, obtendo desta forma, uma balança comercial favorável.
A partir daí, surge à sociedade dividida em classes, composta por uma elite donas dos meios de produção e outra formada por trabalhadores assalariados, conhecida hoje

Relacionados