204702400221

4873 palavras 20 páginas
1 Resumo

Desde o início do Século XX já se vislumbrava certa preocupação com o meio ambiente, porém, tratava-se de receio pautado em motivos particulares. Embora a década de 60 tenha sido marcada por uma onda de sensibilidade geral, foi na década de 70 que tal preocupação veio assumir um caráter desprovido de interesses absurdos e com olhos ao coletivo.
A globalização associada aos avanços tecnológicos acarretou o desenvolvimento urbano, rural (agrícola) e industrial, causando vários impactos no meio ambiente. Dentre esses impactos a contaminação dos recursos hídricos, do solo e do ar. A impermeabilização do solo dos centros urbanos, por exemplo, trazem muitos problemas de escoamento superficial, ou seja, água não é absorvida pelo solo; a proliferação de vetores transmissores de doenças, assoreamento de nascentes, etc. Dentre outras causas, muitos habitats tem sidos desmatados e destruídos, fazendo com que eles procurem a cidade para morar e buscar alimento.
Atualmente, com a preocupação ambiental, muitas empresas buscam implantar o Sistema de Gestão Ambiental presente nas séries da ISO 14000 em suas empesas, a fim de diminuir e controlar os impactos causados pelas mesmas. Projetos sócio-ambientais estão sendo desenvolvidos junto à comunidades que vive em torno das empresas a fim de integrar-la a mesma ao processo de preservação. Enfim, produtos e serviços estão sendo criados e aprimorados, de forma a causar o mínimo de impacto possível. Com o passar do tempo, a sociedade como um todo tem, mesmo que aos poucos, reconhecendo que preservar ao máximo o meio em que vivemos é de suma importância para a nossa sobrevivência e das gerações futuras.

2 Introdução

A expressão "meio ambiente" se caracteriza por ser o conjunto de condições naturais e de influências que atuam sobre os organismos vivos e os seres humanos, o trabalho irá abordar o desenvolvimento o meio ambiente, e suas relações.
O termo desenvolvimento engloba vários temas, como o

Relacionados