20425 Deposicai Metais Alunos

1037 palavras 5 páginas
Aula Pratica 1 – Eletrodeposição de Metais

1. Teoria.
Uma célula eletrolítica é um dispositivo, onde ocorre uma transformação química, que não aconteceria sem a interveniência da energia elétrica. O esquema seguinte apresenta os principais aspectos de uma eletrólise:
Ânodo (+)
Oxidação

Cátodo (–)
Redução
banho eletrolítico
Os componentes essenciais da célula eletrolítica são o gerador de corrente contínua, o banho eletrolítico e os elétrodos. O gerador circula os elétrons, e polariza os elétrodos. Conforme o banho eletrolítico, a eletrólise pode ser ígnea (eletrólito fundido) ou aquosa (eletrólito dissolvido). Os elétrodos podem ser inertes (não reagem) ou ativos (reagem durante o processo).
O rendimento e a qualidade da eletrodeposição catódica dependem da limpeza mecânica e química da superfície, da densidade de corrente utilizada, da agitação do eletrólito, da concentração e da natureza do eletrólito, da natureza do metal-base, da temperatura etc.

2. Objetivos específicos:
a) Realizar uma eletrodeposição de metal puríssimo;
b) Calcular o rendimento de um processo eletroquímico.

3. Material necessário por grupo de alunos:
Aparelhagem
1 béquer de 150 mL
1 pedaço de lã de aço
1 pinça metálica
1 balança
1 Suporte universal com garra

1 espátula
1 cronômetro
1 fonte de corrente contínua
2 fios conectores com pinças
1chave peqna/ clip

Reagentes
150mL – Solução CuSO4(1 mol/L)
250mL- HCl (0,5 mol/L)

4. Procedimento:
a) Limpe mecanicamente o eletrodo de cobre com esponja de aço e depois deixe-a decapando em ácido clorídrico por 2 minutos, enxague e seque sem colocar a mão.;

b) Faça o mesmo procedimento para a peça a ser cobreada. Depois de seca pese e anote a massa inicial (não colocar mais a mão, usar pinça).

c) Ligue a fonte de corrente contínua. Ajuste ambos os reguladores de corrente grosso e fino de tensão para 1,5 V.

d) Prenda o objeto a ser cobreado com a pinça do fio conector do pólo negativo. Mergulhe-a no banho eletrolítico (banho de Cu2+);

e)

Relacionados